Discografia

Além das gravações, Elomar tem se apresentado desde 1975 por todo território nacional, ao menestrel e com orquestras, quintetos, quartetos e outras formações sinfônicas. Fez apresentações na Martinica e na Alemanha Ocidental, onde em 1986, sendo convidado para representar o Brasil no Festival Íbero-Americano, gravou o LP Dos Confins do Sertão, pelo qual recebeu da crítica daquele país, primeiro prêmio intenacional. Tem recebido diversos convites para apresentações, na França, Inglaterra, Portugal. Rejeitando a todos ante a insignificância de cachês e propostas. A obra de Elomar atravessa gerações, encantando ouvintes com sua poesia singular e melodias que traduzem a essência do sertão.

Recado aos malungos(as)

Agora você pode ouvir Elomar nas principais plataformas digitais de áudio e vídeo, permitindo ouvir as composições em qualquer lugar e a qualquer hora.


Para garantir que a arte de Elomar continue viva e valorizada, prestigie sempre os conteúdos originais nos canais oficiais. Assim, você apoia diretamente o trabalho do menestrel e contribui para a preservação de sua rica trajetória musical.


Além disso, convidamos você a explorar a Locanda Oficial Casa dos Carneiros, onde estão disponíveis discos físicos, edições especiais e outros produtos exclusivos. Adquira seu exemplar e tenha uma parte dessa história em suas mãos.

Acesse:

Das Barrancas do Rio Gavião é o primeiro LP de Elomar, lançado em 1972. O álbum foi apresentado por Vinícius de Morais: “... um príncipe da caatinga, que o mantém desidratado como um couro bem curtido, em seus 34 anos de vida e muitos séculos de cultura musical, nisso que suas composições são uma sábia mistura do romanceiro medieval, tal como era praticado pelos reis-cavalheiros e menestréis errantes”.

Neste seu primeiro álbum, Elomar revelou algumas das mais belas composições do seu cancioneiro. Em 12 faixas, desfia seu colar de contas preciosas, apresentando ao Brasil uma música inspirada no romanceiro ibérico, estilo trovadoresco. Boa parte dos textos musicais escritos em linguagem dialetal sertaneza; título de linguagem atribuída por ele. Com seu virtuosismo e estilo próprio de tocar violão, Elomar criou fama entre o universo violeiro. A primeira faixa, "O Violêro", como se numa apresentação de si mesmo, Elomar canta e conta para que veio. Uma canção que inspirou Caetano Veloso na composição de "Beleza Pura", também interpretada e gravada por outros artistas como Elba Ramalho, Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Xangai, e ainda pelo Grupo Raíces de América, Versão de Enrique Bergen, “El Guitarrero”.

Ficha técnica:
Direção e Produção: Roberto Santana
Técnicos de Gravação: Djalma & Bahia
Estúdio: J.S. Gravações Bahia
Fotos: Jamison Pedra & Sílvio Robatto
Corte: Joaquim Figueira
Todas as composições são de Elomar.

Faixas:

01. O Violêro

02. O Pidido

03. Zefinha

04. Incelença do Amor Retirante

05. Joana Flôr Das Alagoas

06. Cantiga de Amigo

07. Cavaleiro do São Joaquim

08. Na Estrada Das Areias de Ouro

09. Retirada

10. Cantada

11. Acalanto

12. Canção Da Catingueira

Gravado nos estudios do Seminário Livre de Música da Universidade Federal da Bahia, em dezembro de 1978, com participação e muito empenho dos malungos: Dércio Marques, Carlos Pita, Fábio Paes, Xangai, Elena Rodrigues Neuma, Cal, Limonge e o saudoso Alevando Luz. Com algumas penadas do também saudoso Ernest Widmer. O ensaio de apresentação do texto é de outro malungo que já se também foi: Ernani Maurilio Figuerêdo.

Ficha técnica:
Gravação: Alcivando Luz e João Américo
Mixagem: Alcivando Luz
Corte e Montagem: Zorro
Canto e Vilão: Elomar
Flauta: Elena Rodrigues
Violão e Charango: Dércio Marques
Vozes: Dércio Marques, Xangai e Carlos Pita
Direção: Carlos Pita e Dércio Marques
Produção de Agravi: Antônio C. Limonge
Capa: Detalhe de um Óleo de Orlando Celino
Encarte: Prof. Ernani Maurílio
Direção de Arte: Walter O Passos Filho
Estúdio: Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia
Todas as composições são de Elomar.

Faixas:

01. A Meu deus um Canto Novo
02. Na Quadrada das Águas Perdidas
03. A Pergunta
04. Arrumação
05. Deserança
06. Chula no Terreiro
07. Campo Branco
08. Parcelada (do Auto da Catingueira)
09. Estrela Maga dos Ciganos
10. Função
11. Noite de Santos Reis
12. Cantoria Pastoral
13. O Rapto de Joana do Tarugo
14. Canto de Guerreiro Mongoió
15. Clariô (do Auto da Catingueira)
16. Bespa (do Auto da Catingueira)
17. Dassanta (do Auto da Catingueira)
18. Curvas do Rio
19. Tirana (de O Tropeiro Gonsalin)
20. Puluxias (de O Tropeiro Gonsalin)

Faixas e ficha técnica

Faixas:

 01. O Violêro

02. O Pidido

03. Zefinha

04. Incelença do Amor Retirante

05. Joana Flôr Das Alagoas

06. Cantiga de Amigo

07. Cavaleiro do São Joaquim

08. Na Estrada Das Areias de Ouro

09. Retirada

10. Cantada

11. Acalanto

12. Canção Da Catingueira

 

Ficha técnica:

Direção e Produção: Roberto Santana

Técnicos de Gravação: Djalma & Bahia

Estúdio: J.S. Gravações Bahia

Fotos: Jamison Pedra & Sílvio Robatto

Corte: Joaquim Figueira

Todas as composições são de Elomar.

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. A Meu deus um Canto Novo

02. Na Quadrada das Águas Perdidas

03. A Pergunta

04. Arrumação

05. Deserança

06. Chula no Terreiro

07. Campo Branco

08. Parcelada (do Auto da Catingueira)

09. Estrela Maga dos Ciganos

10. Função

11. Noite de Santos Reis

12. Cantoria Pastoral

13. O Rapto de Joana do Tarugo

14. Canto de Guerreiro Mongoió

15. Clariô (do Auto da Catingueira)

16. Bespa (do Auto da Catingueira)

17. Dassanta (do Auto da Catingueira)

18. Curvas do Rio

19. Tirana (de O Tropeiro Gonsalin)

20. Puluxias (de O Tropeiro Gonsalin)


Ficha técnica:

Gravação: Alcivando Luz e João Américo

Mixagem: Alcivando Luz

Corte e Montagem: Zorro

Canto e Vilão: Elomar

Flauta: Elena Rodrigues

Violão e Charango: Dércio Marques

Vozes: Dércio Marques, Xangai e Carlos Pita

Direção: Carlos Pita e Dércio Marques

Produção de Agravi: Antônio C. Limonge

Capa: Detalhe de um Óleo de Orlando Celino

Encarte: Prof. Ernani Maurílio

Direção de Arte: Walter O Passos Filho

Estúdio: Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia

Todas as composições são de Elomar.

Das Barrancas do Rio Gavião (1972)

Na Quadrada das Águas Perdidas (1978)

Este é um dos maiores encontros da música de nossos tempos. Ainda com a participações mais que especiais de Xangai e Zé Gomes.

Ficha técnica:

Produção: Discos Marcus Pereira

Direção Artística: Marcus Vinícius

Fotos: Wilson Chumbo

Assistente de Produção: Fábio Pereira

Técnico de Gravação: Egídio Conde

Mixagem: Vice-Versa (SP)

Faixas:

01. O Violeiro

02. As Curvas do Rio

03. Lovação

04. Cantiga de Amigo

05. Chula no Terreiro

06. Peão na Amarração

07. Cantada

08. Estrela Maga dos Ciganos

09. Puluxias

10. Clariô

Foi o primeiro registro sinfônico de Elomar, executado pela Orquestra Sinfônica da Bahia, regida por Lindenbergue Cardoso. Trata-se de um formidável poema épico, onde foi registrada uma das passagens de "O menino" em sua peregrinação centenal pelo mundo dos viventes, que se tem registro a partir dos dias em que José, filho de Jacó, foi vendido por seus irmãos como escravo para o Egito.

Ficha técnica:

Orquestra Sinfônica da Bahia

Orquestração e Regência: Lindembergue Cardoso

Direção de Produção: Carlos Pita

Assistentes de Produção: Antônio Carlos Limongi, Cardan Dantas

Coordenação de Orquestra: Georgina Pinheiro de Lemos

Técnicos de Gravação: Alcivando Luz e João Américo

Re-Mixagem e Montagem das Fitas: Zorro

Fotos e Ilustrações: Juraci Dórea

Programação Visual: Washington Falcão

Texto do Encarte: Ernani Maurílio Figueiredo e Adeline

Revisão: Edelmir

Coordenação de Produção em São Paulo: Geraldo Vieira

Gravação: Auditório do Centro de Convenções - Bahia

Edição: Fundação Cultural do Estado da Bahia (Governo Antônio Carlos Magalhães)

Todas as Composições são de Elomar

Faixas:


1º Canto: Abertura - Incelença pra Terra que o Sol Matou

2º Canto: Tirana

3º Canto: Parcela

4º Canto: Contradança

5º Canto: Amarração

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. O Violeiro

02. As Curvas do Rio

03. Lovação

04. Cantiga de Amigo

05. Chula no Terreiro

06. Peão na Amarração

07. Cantada

08. Estrela Maga dos Ciganos

09. Puluxias

10. Clariô


Ficha técnica:

Produção: Discos Marcus Pereira

Direção Artística: Marcus Vinícius

Fotos: Wilson Chumbo

Assistente de Produção: Fábio Pereira

Técnico de Gravação: Egídio Conde

Mixagem: Vice-Versa (SP)

Faixas e ficha técnica

Faixas:

1º Canto: Abertura - Incelença pra Terra que o Sol Matou

2º Canto: Tirana

3º Canto: Parcela

4º Canto: Contradança

5º Canto: Amarração


Ficha técnica:

Orquestra Sinfônica da Bahia

Orquestração e Regência: Lindembergue Cardoso

Direção de Produção: Carlos Pita

Assistentes de Produção: Antônio Carlos Limongi, Cardan Dantas

Coordenação de Orquestra: Georgina Pinheiro de Lemos

Técnicos de Gravação: Alcivando Luz e João Américo

Re-Mixagem e Montagem das Fitas: Zorro

Fotos e Ilustrações: Juraci Dórea

Programação Visual: Washington Falcão

Texto do Encarte: Ernani Maurílio Figueiredo e Adeline

Revisão: Edelmir

Coordenação de Produção em São Paulo: Geraldo Vieira

Gravação: Auditório do Centro de Convenções - Bahia

Edição: Fundação Cultural do Estado da Bahia (Governo Antônio Carlos Magalhães)

Todas as Composições são de Elomar

Parcelada Malunga (1980)

Fantasia Leiga para um Rio Seco (1981)

Lançado em 1982, ConSertão é um marco na música brasileira, reunindo Elomar, Arthur Moreira Lima, Paulo Moura e Heraldo do Monte. O álbum resulta da amizade e cumplicidade musical entre esses mestres, que interpretam, com liberdade e inovação, obras de Waldir Azevedo, Villa-Lobos e do próprio Elomar.

A sonoridade do sertão e do Nordeste se mistura a influências ibéricas, barrocas e jazzísticas. Arthur Moreira Lima imprime sofisticação com piano e cravo, Paulo Moura adiciona nuances de jazz no sax e flauta, Heraldo do Monte amplia as harmonias com violão e viola, enquanto Elomar ancora a sua obra na tradição sertaneja com seu peculiar violão e sua voz de barítono.

A liberdade criativa desse encontro permite arranjos e improvisos que tornam ConSertão uma obra-prima singular.

O resultado é uma obra-prima que transcende gêneros e estilos, combinando a essência da música nordestina com influências barrocas e jazzísticas. Reafirma a genialidade de seus intérpretes e também evidencia a riqueza da música brasileira em sua forma mais pura e autêntica. Esse álbum continua sendo uma referência, um testemunho da liberdade criativa e da excelência musical que marcaram essa gravação histórica, um dos trabalhos mais singulares e inovadores da história musical do Brasil.

Ficha técnica:

Produzido por Mario de Aratanha e Arthur Moreira Lima.

Produtor fonográfico: Kuarup Produções LTDA.

Direção artística: Arthur Moreira Lima.

Coordenação: Janine Houard.

Engenheiro de gravação e edição: Carlos Fontenelle.

Produção musical: João Pedro Borges.

Assistente da produção: Grace Elizabeth.

Fotos: Ricardo de Aratanha.

Layout e arte: Daniel Welman.

Gravado com a acústica natural da Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro, 1982.

Remasterizado para CD por Denilson Campos e Henrique Cazes.

Produção original do espetáculo ConSertão: Geraldo de Souza Vieira, Luiz Paulo Lucena.

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. Estrela Maga dos Ciganos/Noite de Santo Reis (Elomar)

02. Na Estrada das Areias de Ouro (Elomar)

03. Campo Branco (Elomar)

04. Incelença prá Terra que o Sol Matou, precedida da abertura "No que trata da desolação causada pelo sol, o gafanhoto e a locusta, conforme o texto do Profeta Joel"

05. Trabalhadores na Destoca (Elomar)

06. Pau de Arara (Luiz Gonzaga)

07. Fessta no Sertão, do Ciclo Brasileiro (Heitor Villa-Lobos)

08. Valsa da Dor (Heitor Villa-Lobos)

09. Leninia (Codó)

10. Valsa de Esquina Nº 12, Em Fá Menor (1943) (Francisco Mignone)

11. Espinha de Bacalhau (Severino Araújo)

12. Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo)

13. Corban (Elomar)


Ficha técnica:

Produzido por Mario de Aratanha e Arthur Moreira Lima.

Produtor fonográfico: Kuarup Produções LTDA.

Direção artística: Arthur Moreira Lima.

Coordenação: Janine Houard.

Engenheiro de gravação e edição: Carlos Fontenelle.

Produção musical: João Pedro Borges.

Assistente da produção: Grace Elizabeth.

Fotos: Ricardo de Aratanha.

Layout e arte: Daniel Welman.

Gravado com a acústica natural da Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro, 1982.

Remasterizado para CD por Denilson Campos e Henrique Cazes.

Produção original do espetáculo ConSertão: Geraldo de Souza Vieira, Luiz Paulo Lucena.

Faixas:


01. Estrela Maga dos Ciganos/Noite de Santo Reis (Elomar)

02. Na Estrada das Areias de Ouro (Elomar)

03. Campo Branco (Elomar)

04. Incelença prá Terra que o Sol Matou, precedida da abertura "No que trata da desolação causada pelo sol, o gafanhoto e a locusta, conforme o texto do Profeta Joel"

05. Trabalhadores na Destoca (Elomar)

06. Pau de Arara (Luiz Gonzaga)

07. Fessta no Sertão, do Ciclo Brasileiro (Heitor Villa-Lobos)

08. Valsa da Dor (Heitor Villa-Lobos)

09. Leninia (Codó)

10. Valsa de Esquina Nº 12, Em Fá Menor (1943) (Francisco Mignone)

11. Espinha de Bacalhau (Severino Araújo)

12. Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo)

13. Corban (Elomar)

Um grande registro do cancioneiro, e onde surgiu a oportunidade de ser mostrado ao público algumas peças de violão-solo compostas a partir da quadra dos dezessete.

Faixas:


01. Cantiga do Estradar

02. História de Vaqueiros

03. Faviela

04. Seresta Sertaneza

05. Cavaleiro da Torre

06. Um Cavaleiro na Tempestade

07. O Peão na Amarração

08. Homenagem a um Menestrel

09. A Donzela Tiadora (de "O mendigo e o Cantador" – 1º Canto)

10. Gabriela (de "O mendigo e o Cantador" – 2º Canto)

11. Naninha (de "O mendigo e o Cantador" – 6º Canto)

12. Incelença para um Poeta Morto (de "O mendigo e o Cantador" – 5º Canto)

13. Corban (de "O mendigo e o Cantador" – 7º Canto)

14. Devê Esse Chão Quêma Meus Pé (de "Labuta Sertaneza")

15. Calundú e Carcoré

16. Batuque na Serra da Tromba

17. Batuque no Panela

18. Trabalhadores na Destoca (de "Labuta Sertaneza")

Ficha técnica:

Técnicos de Gravação: Wilson. R. Gonçalves e Marcus Vinícius

Técnico Auxiliar: Nelson Proença

Produção: Geraldo Vieira

Texto do Encarte: Jerusa Pires Ferreira

Capa: José Carlos Jatobá (Variações sobre um detalhe de MiguelAngelo)

Canto e violão: Elomar Figueira Mello

Todas as composições são de Elomar

Gravadora e Editora Rio do Gavião

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. Cantiga do Estradar

02. História de Vaqueiros

03. Faviela

04. Seresta Sertaneza

05. Cavaleiro da Torre

06. Um Cavaleiro na Tempestade

07. O Peão na Amarração

08. Homenagem a um Menestrel

09. A Donzela Tiadora (de "O mendigo e o Cantador" – 1º Canto)

10. Gabriela (de "O mendigo e o Cantador" – 2º Canto)

11. Naninha (de "O mendigo e o Cantador" – 6º Canto)

12. Incelença para um Poeta Morto (de "O mendigo e o Cantador" – 5º Canto)

13. Corban (de "O mendigo e o Cantador" – 7º Canto)

14. Devê Esse Chão Quêma Meus Pé (de "Labuta Sertaneza")

15. Calundú e Carcoré

16. Batuque na Serra da Tromba

17. Batuque no Panela

18. Trabalhadores na Destoca (de "Labuta Sertaneza")


Ficha técnica:

Técnicos de Gravação: Wilson. R. Gonçalves e Marcus Vinícius

Técnico Auxiliar: Nelson Proença

Produção: Geraldo Vieira

Texto do Encarte: Jerusa Pires Ferreira

Capa: José Carlos Jatobá (Variações sobre um detalhe de MiguelAngelo)

Canto e violão: Elomar Figueira Mello

Todas as composições são de Elomar

Gravadora e Editora Rio do Gavião

ConSertão (1982)

Cartas Catingueiras (1983)

Obra-prima definitiva da poética sertaneza brasileira, o Auto da Catingueira foi gravado inteiramente na sala de visitas da Casa dos Carneiros, na Fazenda Gameleira, com a colaboração de grandes malungos, artistas do porte de Juracy Dórea, Marcelo Bernardes, Jaque Morelembaum, Andréa Daltro, Dércio, Xangai entre outros Ernani Maurílio, Adeline Renaut e ainda Cici Corecoré no comando das gravações...

Ficha técnica:

Disco I

Flauta Transversal: Marcelo Bernardes

Violoncelo: Jacques Morelembaum

Violão e Canto: Elomar

1º Canto: Da Catingueira

Violão e Canto: Elomar

2º Canto: Dos Labutos

Violão e Canto: Elomar

3º Canto: Das Visage e Da Latumia

Disco II

Flauta Transversal e Clarineta: Marcelo Bernardes

Violoncelo: Jaques Morelembaum

Violão: Elomar

Canto: Andréa Daltro

2- Recitativo: Sônia Penido

4º Canto: Do Pidido

Violoncelo: Jaques Morelembaum

Canto: Andréa Daltro

5º Canto: Das Violas da Morte

1 - Clariô

Flauta Doce: Marcelo Bernardes

Violoncelo: Jaques Morelembaum

Violão: Xangai

Viola: Dércio Marques

Canto: Elomar

Côro: Dércio, Xangai, Gutemberg Vieira, Júlio Oliveira, Amélia, Cláudia, Rita, Marinalva, Duvije

2 - Desafio

Cantador do Nordeste: Xangai

Tropeiro: Dércio

Violoncelo: Jaques

Flautas Transversal, de Taquara, Báia, Sax Tenor e Clarineta: Marcelo

Faixas:


Disco I:

Bespa (Introdução à Cantoria)

1º Canto: Da Catingueira

2º Canto: Dos Labutos

3º Canto: Das Visage e Das Latumia

4º Canto: Do Pidido

Disco II:

5º Canto: Das Violas da Morte

Gravado ao vivo em PCM-Digital no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), dias 13, 14 e 15 de janeiro de 1984. (Cantoria 1 foi o 1º disco gravado ao vivo em Digital no país)

Ficha técnica:

Produzido por Mario de Aratanha

Produção Fonográfica: Kuarup

Gravado por Filipe Cavalieri

Espetáculo Original criado por Antonio Carlos Limongi

Capa: Janine Houard (Criação), Artur Ikissima (Foto Capa)Fotos e Ilustrações: Juraci Dórea

Programação Visual: Washington Falcão

Texto do Encarte: Ernani Maurílio Figueiredo e Adeline

Revisão: Edelmir

Coordenação de Produção em São Paulo: Geraldo Vieira

Gravação: Auditório do Centro de Convenções - Bahia

Edição: Fundação Cultural do Estado da Bahia (Governo Antônio Carlos Magalhães)

Todas as Composições são de Elomar

Faixas:


01. Desafio do Auto da Catingueira (Elomar) - Elomar e Xangai, voz e violão

02. Novena (G. Azevedo, M. Vinicius} - Geraldo, Vital e Xangai nos efeitos

03. Sete Cantigas para Voar (V. Farias) - Vital, Xangai no vocal, Geraldo no violão

04. Cantiga do Boi Incantado (Elomar) - Elomar, Xangai nos vocais

05. Kukukaya (Jogo da Asa da Bruxa) (C. França) - Xangai, Geraldo no violão

06. Ai que Saudade de Ocê (V. Farias) - Vital, os violões de Geraldo e Elomar, Xangai no vacal

07. Ai d'eu Sodade (tradicional) - Xangai

08. Semente de Adão (G. Azevedo, C. Fernando) e Viramundo (Gil, Capinam) - Geraldo, Xangai no vocal

09. Cantiga do Estradar (Elomar) - Elomar

10. Violêro (Elomar) - Xangai, mais Jaquinho Morelenbaum no cello

11. Saga da Amazônia (V. Farias) - Vital

12. Matança (Jatobá) - Xangai, Geraldo no violão

13. Cantiga de Amigo (Elomar) - Xangai, mais os violões de Vital, Geraldo e Elomar

Faixas e ficha técnica

Faixas:


Disco I:

Bespa (Introdução à Cantoria)

1º Canto: Da Catingueira

2º Canto: Dos Labutos

3º Canto: Das Visage e Das Latumia

4º Canto: Do Pidido

Disco II:

5º Canto: Das Violas da Morte


Ficha técnica:

Disco I

Flauta Transversal: Marcelo Bernardes

Violoncelo: Jacques Morelembaum

Violão e Canto: Elomar

1º Canto: Da Catingueira

Violão e Canto: Elomar

2º Canto: Dos Labutos

Violão e Canto: Elomar

3º Canto: Das Visage e Da Latumia

Disco II

Flauta Transversal e Clarineta: Marcelo Bernardes

Violoncelo: Jaques Morelembaum

Violão: Elomar

Canto: Andréa Daltro

2- Recitativo: Sônia Penido

4º Canto: Do Pidido

Violoncelo: Jaques Morelembaum

Canto: Andréa Daltro

5º Canto: Das Violas da Morte

1 - Clariô

Flauta Doce: Marcelo Bernardes

Violoncelo: Jaques Morelembaum

Violão: Xangai

Viola: Dércio Marques

Canto: Elomar

Côro: Dércio, Xangai, Gutemberg Vieira, Júlio Oliveira, Amélia, Cláudia, Rita, Marinalva, Duvije

2 - Desafio

Cantador do Nordeste: Xangai

Tropeiro: Dércio

Violoncelo: Jaques

Flautas Transversal, de Taquara, Báia, Sax Tenor e Clarineta: Marcelo

Violão: Elomar, Dércio e Xangai

Violas: Dércio

Intervenção de Dassanta no Desafio

Flauta Transversal: Marcelo

Violoncelo: Jaques

Violão: Elomar

Canto: Andréa Daltro

Facões: Júlio Oliveira

Epílogo: Elomar

Coord. de Estúdio: Jques Morelembaum

Direção de Estúdio: Todos

Manutenção da Casa dos Carneiros: Badega, Zenilto, Tinga, Josué, Mané Lagoa Preta, Ivanildo

Técnico de Gravação: Alcivando Luz

Assistente: João de Oliveira

Edição: Alcivando e Elomar

Limpeza e Nível na Fita Matriz: Gunter (RCA) e Ricardo Daloia (RCA)

Remixagem em Digital Master: Ephendy Steven

Cobertura Fonográfica: Juraci Dórea e Ernani Maurílio

Livro

Introdução e Comentários: Ernani Maurílio e Adelina Renault

Planejamento Gráfico: Washington Falcão

Ilustrações Internas: Juarez Paraíso

Arte da Capa e Ilustraçòes Contra Capa - Juraci Dórea (da série Cancelas)

Foto da Arte da Capa: David Glat

Consultor Gráfico: Eduardo Curvelo

Produção: Carlos Pita, Antônio Carlos Limongi e Luiz Carlos Henriques (em Salvador) Albino Henrique (no Rio) Waldemar Getner e geraldo Vieira (em São Paulo)

Composição do texto, fotolito e impressão: MCK Multimídia

Revisão: Edelmir, João Ernesto e Café

Patrocinadores: Governo do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda (Governo Antônio Carlos Magalhães), Odebrecht Harrison.

Gravadora e Editora: Rio do Gavião

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. Desafio do Auto da Catingueira (Elomar) - Elomar e Xangai, voz e violão

02. Novena (G. Azevedo, M. Vinicius} - Geraldo, Vital e Xangai nos efeitos

03. Sete Cantigas para Voar (V. Farias) - Vital, Xangai no vocal, Geraldo no violão

04. Cantiga do Boi Incantado (Elomar) - Elomar, Xangai nos vocais

05. Kukukaya (Jogo da Asa da Bruxa) (C. França) - Xangai, Geraldo no violão

06. Ai que Saudade de Ocê (V. Farias) - Vital, os violões de Geraldo e Elomar, Xangai no vacal

07. Ai d'eu Sodade (tradicional) - Xangai

08. Semente de Adão (G. Azevedo, C. Fernando) e Viramundo (Gil, Capinam) - Geraldo, Xangai no vocal

09. Cantiga do Estradar (Elomar) - Elomar

10. Violêro (Elomar) - Xangai, mais Jaquinho Morelenbaum no cello

11. Saga da Amazônia (V. Farias) - Vital

12. Matança (Jatobá) - Xangai, Geraldo no violão

13. Cantiga de Amigo (Elomar) - Xangai, mais os violões de Vital, Geraldo e Elomar


Ficha técnica:

Produzido por Mario de Aratanha

Produção Fonográfica: Kuarup

Gravado por Filipe Cavalieri

Espetáculo Original criado por Antonio Carlos Limongi

Capa: Janine Houard (Criação), Artur Ikissima (Foto Capa)Fotos e Ilustrações: Juraci Dórea

Programação Visual: Washington Falcão

Texto do Encarte: Ernani Maurílio Figueiredo e Adeline

Revisão: Edelmir

Coordenação de Produção em São Paulo: Geraldo Vieira

Gravação: Auditório do Centro de Convenções - Bahia

Edição: Fundação Cultural do Estado da Bahia (Governo Antônio Carlos Magalhães)

Todas as Composições são de Elomar

Auto da Catingueira (1983)

Violão: Elomar, Dércio e Xangai

Violas: Dércio

Intervenção de Dassanta no Desafio

Flauta Transversal: Marcelo

Violoncelo: Jaques

Violão: Elomar

Canto: Andréa Daltro

Facões: Júlio Oliveira

Epílogo: Elomar

Coord. de Estúdio: Jques Morelembaum

Direção de Estúdio: Todos

Manutenção da Casa dos Carneiros: Badega, Zenilto, Tinga, Josué, Mané Lagoa Preta, Ivanildo

Técnico de Gravação: Alcivando Luz

Assistente: João de Oliveira

Edição: Alcivando e Elomar

Limpeza e Nível na Fita Matriz: Gunter (RCA) e Ricardo Daloia (RCA)

Remixagem em Digital Master: Ephendy Steven

Cobertura Fonográfica: Juraci Dórea e Ernani Maurílio

Livro

Introdução e Comentários: Ernani Maurílio e Adelina Renault

Planejamento Gráfico: Washington Falcão

Ilustrações Internas: Juarez Paraíso

Arte da Capa e Ilustraçòes Contra Capa - Juraci Dórea (da série Cancelas)

Foto da Arte da Capa: David Glat

Consultor Gráfico: Eduardo Curvelo

Produção: Carlos Pita, Antônio Carlos Limongi e Luiz Carlos Henriques (em Salvador) Albino Henrique (no Rio) Waldemar Getner e geraldo Vieira (em São Paulo)

Composição do texto, fotolito e impressão: MCK Multimídia

Revisão: Edelmir, João Ernesto e Café

Patrocinadores: Governo do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda (Governo Antônio Carlos Magalhães), Odebrecht Harrison.

Gravadora e Editora: Rio do Gavião

Cantoria 1 (1984)

Marco divisor de águas da música regional brasileira, esta reunião de violas e cantos foi registrada em dois discos fantásticos: Cantoria 1 e 2.

Ficha técnica:
Produzido por Mario de Aratanha e Janine Hovard.
Produtor fonográfico: Kuarup Discos
Idealização do espetáculo original: Antonio Carlos Limongi.
Engenheiro de gravação: Filipe Cavalieri
Masterização: Carlos de Andrade e Mario Leco Possolo
Edição e Montagem: Mario de Aratanha
Capa: Janine Hovard (criação), Arthyr Ikissima (fotos).
Agradecimentos especiais: Valéria Colella, Maria Clara Jorge, Anne Duquesnois e Emilia Veras.

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. Abertura: Desafio do Auto da Catingueira (Elomar), Repente (Vital Farias) e Novena (Geraldo Azevedo/Marcus Vinicius) - Xangai, Elomar, Vital e Geraldo

02. Era Casa era Jardim / Veja Margarida (Vital Farias) - Vital e Geraldo no violão

03. Sabor Colorido (Geraldo Azevedo) / Moça bonita (Geraldo Azevedo/ Capinam) - Geraldo e Xagai no vocal

04. Na Quadrada das Águas Perdidas (Elomar) - Elomar, Geraldo, Vital e Xangai nos vocais

05. Cantilena de Lua Cheia (Vital Farias) - Vital, Geraldo, Elomar e Xangai

06. Arrumação (Elomar) - Francisco Aafa, em participação especial

07. Suite Correnteza: Barcarola do São Francisco (Geraldo Azevedo/ Carlos Fernando), Talismã (Geraldo Azevedo/ Alceu Valença) e Caravana ( Geraldo Azevedo/ Alceu Valença) - Elomar, Xangai, Geraldo e Vital

08. Estampas Eucalol (Helio Contreiras) - Xangai, com Geraldo no violão

09. Saga de Severinin (Vital Farias) - Vital

10. Cantiga de Amigo (Elomar) - Elomar, Xangai, Geraldo e Vital


Ficha técnica:

Produzido por Mario de Aratanha e Janine Hovard.

Produtor fonográfico: Kuarup Discos

Idealização do espetáculo original: Antonio Carlos Limongi.

Engenheiro de gravação: Filipe Cavalieri

Masterização: Carlos de Andrade e Mario Leco Possolo

Edição e Montagem: Mario de Aratanha

Capa: Janine Hovard (criação), Arthyr Ikissima (fotos).

Agradecimentos especiais: Valéria Colella, Maria Clara Jorge, Anne Duquesnois e Emilia Veras.

Faixas:


01. Abertura: Desafio do Auto da Catingueira (Elomar), Repente (Vital Farias) e Novena (Geraldo Azevedo/Marcus Vinicius) - Xangai, Elomar, Vital e Geraldo

02. Era Casa era Jardim / Veja Margarida (Vital Farias) - Vital e Geraldo no violão

03. Sabor Colorido (Geraldo Azevedo) / Moça bonita (Geraldo Azevedo/ Capinam) - Geraldo e Xagai no vocal

04. Na Quadrada das Águas Perdidas (Elomar) - Elomar, Geraldo, Vital e Xangai nos vocais

05. Cantilena de Lua Cheia (Vital Farias) - Vital, Geraldo, Elomar e Xangai

06. Arrumação (Elomar) - Francisco Aafa, em participação especial

07. Suite Correnteza: Barcarola do São Francisco (Geraldo Azevedo/ Carlos Fernando), Talismã (Geraldo Azevedo/ Alceu Valença) e Caravana ( Geraldo Azevedo/ Alceu Valença) - Elomar, Xangai, Geraldo e Vital

08. Estampas Eucalol (Helio Contreiras) - Xangai, com Geraldo no violão

09. Saga de Severinin (Vital Farias) - Vital

10. Cantiga de Amigo (Elomar) - Elomar, Xangai, Geraldo e Vital

Elomar, Turíbio Santos, Xangai e João Omar... Reunião de grandes músicos e vozes para este belo registro fonográfico que ocorreu nas calendas de 1988... "Infelizmente este disco foi arrebatado juntamente com um malungo de nome impronunciável e desde então não se sabe das matrizes do disco esvaído em éteres!!!"

Faixas:


01. Violero (Elomar) - Elomar

02. Jundiá (Xangai) - Xangai

03. Suíte Nordestina (Luiz Gonzaga/H. Teixeira) – Harmonização de Turíbio Santos

04. Campo Branco (Elomar) – Elomar/J. Omar

05. Sons de Carrilhões (João Pernambuco) – Turíbio Santos/J. Omar

06. Nas Asas do Zabelê/Matança (Augusto Jatobá) – Xangai

07. Ave Maria (Meditação de Gouno sobre Prelúdio de J. S. Bach) – Turíbio Santos/Xangai

08. Homenagem a Jackson (E. Ferreira/A Cavalcante/A Vianna/ João do Valle/R. Cavalcante) Adapt.: Turíbio Santos – Turíbio Santos

09. Venenoso Segredo (Hélio Contreiras/Xangai/Capinam) – Xangai

10. Sertantífona – Balada do Filho Pródigo (Elomar) – Elomar

11. O Pidido (Elomar) – Xangai

Ficha técnica:
Produção: Antônio Carlos Limongi
Supervisão de Produção: Estúdio de Invenções LTDA
Técnico de Som: Filipe Cavalieri
Fotos: Adenor Gondim
Capa e Ilustrações: Augusto Jatobá
Gravado ao Vivo no Teatro Castro Alves, Salvador-BA, nos dias 7, 8, 9 e 10 de janeiro de 1988.
Produção do Espetáculo: Antônio C. Limongi e João Américo Bezerra
Sonorização do Espetáculo: João Américo Sonorizações
Técnico de Sonorização: Fernando Lima

Cantoria 2 (1984)

Concerto Sertanez (1988)

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. Violero (Elomar) - Elomar

02. Jundiá (Xangai) - Xangai

03. Suíte Nordestina (Luiz Gonzaga/H. Teixeira) – Harmonização de Turíbio Santos

04. Campo Branco (Elomar) – Elomar/J. Omar

05. Sons de Carrilhões (João Pernambuco) – Turíbio Santos/J. Omar

06. Nas Asas do Zabelê/Matança (Augusto Jatobá) – Xangai

07. Ave Maria (Meditação de Gouno sobre Prelúdio de J. S. Bach) – Turíbio Santos/Xangai

08. Homenagem a Jackson (E. Ferreira/A Cavalcante/A Vianna/ João do Valle/R. Cavalcante) Adapt.: Turíbio Santos – Turíbio Santos

09. Venenoso Segredo (Hélio Contreiras/Xangai/Capinam) – Xangai

10. Sertantífona – Balada do Filho Pródigo (Elomar) – Elomar

11. O Pidido (Elomar) – Xangai


Ficha técnica:

Produção: Antônio Carlos Limongi

Supervisão de Produção: Estúdio de Invenções LTDA

Técnico de Som: Filipe Cavalieri

Fotos: Adenor Gondim

Capa e Ilustrações: Augusto Jatobá

Gravado ao Vivo no Teatro Castro Alves, Salvador-BA, nos dias 7, 8, 9 e 10 de janeiro de 1988.

Produção do Espetáculo: Antônio C. Limongi e João Américo Bezerra

Sonorização do Espetáculo: João Américo Sonorizações

Técnico de Sonorização: Fernando Lima

Com participação de Elomar e Orquestra Sinfônica do Sertão, este disco foi trilha sonora para o filme homônimo. Editado no Brasil e na Europa, é mais facilmente encontrável na Suíça do que em nosso país...

Ficha técnica:

Produzido por Mario de Aratanha

Produtor fonográfico: Kuarup Discos

Gravado em PCM Digital por Filipe Cavalieri no Teatro Castro Alves, Salvador, em janeiro de 1984, exceto faixas 4 e 9 gravadas em abril no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Masterizado na Microservice por Luis Hoffer

Editado por Américo Pinto.

Texto capa: Mario de Aratanha.

Espetáculo original idealizado por Antonio Carlos Limongi.

Capa: Janine Houard (criação), Ricardo de Aratanha (foto)

Faixas:


Sertania - Sinfonia do sertão, opus 138 (1983) Para voz, violão e grande orquestra

I - Introdução - animado e enérgico

II - Episódios - amplo

Refrão 1 (madeiras)

"eu não sou boiadêro, não", "navega coração"(cordas)

refrão 2 (flautas, nambu e cordas)

"casa de farinha" (violão)

refrão 3 (sopros)

"vou sonhar pra você vê..." (cordas e madeiras)

caatinga (percussão)

largo

"planície" (voz)

fluente

"danças (sopros e percussão)

"o sertão vira mar" (cordas e sopros)

refrão 4 (cordas)

"boi aruá" (tubas e cordas)

"reminiscências" e "o mar vira sertão" (toda orquestra)

III - Catarse - denso, andante, grandioso

Cantiga do Boi Encantado (Elomar Figueira Mello)

O Sertão Brasileiro para o Mundo. Gravado em 1986 e publicado na Alemanha, Dos Confins do Sertão é um marco na carreira de Elomar Figueira Mello. Fruto de um convite do governo alemão ocidental, o álbum surgiu da apresentação do artista no Festival de Música Ibero-Americana, onde recebeu, em 1987, o Primeiro Prêmio Internacional de Melhor Disco Estrangeiro Não Europeu.

O disco reafirma a essência da obra de Elomar, levando a riqueza do sertão brasileiro ao cenário internacional. Suas composições traduzem a oralidade e os mitos do sertão profundo, mesclando tradição medieval ibérica e música nordestina.

O repertório inclui obras emblemáticas que evocam o lirismo sertanejo e resgatam a cultura popular.

Esse prêmio não apenas consagrou Elomar internacionalmente, mas também elevou a cultura sertaneja e nordestina ao status de patrimônio musical universal.

Ficha técnica:

Gravadora: Trikont (Alemanha)

Catálogo: US-0142

Ano: 1987

Faixas:


01. Parcelada/Puluxia

02. O Violeiro

03. Campo Branco

04. O Pidido

05. Cantiga de Amigo

06. Função

07. Cantiga do Boi Incantado

08. Na Estrada das Areias de Ouro

09. Naninha

10. Noite de Santo Reis

11. Lôas para o Justo

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. Parcelada/Puluxia

02. O Violeiro

03. Campo Branco

04. O Pidido

05. Cantiga de Amigo

06. Função

07. Cantiga do Boi Incantado

08. Na Estrada das Areias de Ouro

09. Naninha

10. Noite de Santo Reis

11. Lôas para o Justo


Ficha técnica:

Gravadora: Trikont (Alemanha)

Catálogo: US-0142

Ano: 1987

Sertania (1985)

Dos Confins do Sertão (1986)

Faixas e ficha técnica

Faixas:

Sertania - Sinfonia do sertão, opus 138 (1983) Para voz, violão e grande orquestra

I - Introdução - animado e enérgico

II - Episódios - amplo

Refrão 1 (madeiras)

"eu não sou boiadêro, não", "navega coração"(cordas)

refrão 2 (flautas, nambu e cordas)

"casa de farinha" (violão)

refrão 3 (sopros)

"vou sonhar pra você vê..." (cordas e madeiras)

caatinga (percussão)

largo

"planície" (voz)

fluente

"danças (sopros e percussão)

"o sertão vira mar" (cordas e sopros)

refrão 4 (cordas)

"boi aruá" (tubas e cordas)

"reminiscências" e "o mar vira sertão" (toda orquestra)

III - Catarse - denso, andante, grandioso

Cantiga do Boi Encantado (Elomar Figueira Mello)


Ficha técnica:

Produzido por Mario de Aratanha

Produtor fonográfico: Kuarup Discos

Gravado em PCM Digital por Filipe Cavalieri no Teatro Castro Alves, Salvador, em janeiro de 1984, exceto faixas 4 e 9 gravadas em abril no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Masterizado na Microservice por Luis Hoffer

Editado por Américo Pinto.

Texto capa: Mario de Aratanha.

Espetáculo original idealizado por Antonio Carlos Limongi.

Capa: Janine Houard (criação), Ricardo de Aratanha (foto)

Gravado na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, nova demonstração das idéias e ideais Sinfônicos do compositor. Atendendo à veemência da platéia, acontece talvez o primeiro "improviso de côro, violão e orquestra" da história da música, na execução da magistral "Arrumação".

Ficha técnica:
Quateto Bessler-Reis: Bernardo Bessler (1º violino), Michel Bessler (2º violino), Marie-Christine Sprinquel (viola) e Alceu Reis (cello)
Paulo Sérgio Santos (clarineta/sax)
Marcelo Bernardes (flauta/sax)
Antonio Augusto (trompa)
Octeto Coral de Muri Costa: Baixos: Felipe Abreu e Paulo Brandão - Tenores: Muri Costa e Kaleba Villela - Contraltos: Patricia Costa e Bia Paes Leme - Sopranos: Eveline Hecker e Malu Lafetá.
Jaques Morelenbaum (regência e direção musical)
Produção e montagem: Mario de Aratanha
Produtor Fonográfo: Kuarup Discos
Gravado por Denilson Campos e Ségio Lima Neto
Assistente de gravação: José Ary
Pós-produção de estúdio: Muri Costa
Mixagem digital: Mario Possollo
Capa: Janine Houard (design), Artur Cavalieri (fotos), Antonio Woyames (arte-final).
Agradecimentos: Henrique Morelenbaum, Maria Clara Jorge, Dietrich Batista

Faixas:


01. Parcelada, Violêro - Elomar solo

02. Gabriela - arranjo original do compositor

03. Campo Branco - arranjo original do compositor

04. A Meu Deus um Canto Novo - Quarteto Bessler-Reis, arranjo e fuga central de Jaques Morelenbaum

05. O Peão na Amarração - arranjo de Jaques Morelenbaum

06. Incelença pro Amor Ritirante - arranjo original do compositor

07. Balada do Filho Pródigo - Elomar solo, fragmento do nº 2 da Antiphonaria Sertani

08. Loa - para orquestra e coro, fragmento do nº 3 da Antiphonaria Sertani, Incelença ad Moribundum Solem, solista Malu Lafetá

09. Gratidão - para orquestra e coro, fragmento do nº 3 da Antiphonaria Sertani, Incelença ad Moribundum Solem

10. Arrumação - arranjo original do compositor

A proposta aqui do autor é de mostrar ao público cúmplice fragmentos ou instantes de suas óperas, numa espécie de aprendizado.

Faixas:


01. Abertura

02. Dança da Fogueira

03. Patra Véa do Sertão

04. Ária do Apartamento

05. A única esperança

06. Tão Tarde e Nem Sinal

07. A Leitura

08. Agora Sou Feliz

09. A Carta de Arrematação

10. A Terra qui Nóis Pissui

Ficha técnica:
Vozes e Violões: Elomar e João Omar
Gravação: Filipe Cavalieri
Mixagem: Cavalieri e João Omar
Capa Externa, Interna e Detalhes do Encarte: Orlando Celino
Auxiliar de Finalização de Texto: José Viturino (Tiuvito)
Fotografia: Gilberto Veroneze
Consultoria Geral: Estúdio de Invenções
Arte Final: Júlia Jatobá e Gabriela Mello
Revisão: Edelmir

Elomar em Concerto (1989)

Árias Sertânicas (1992)

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. Abertura

02. Dança da Fogueira

03. Patra Véa do Sertão

04. Ária do Apartamento

05. A única esperança

06. Tão Tarde e Nem Sinal

07. A Leitura

08. Agora Sou Feliz

09. A Carta de Arrematação

10. A Terra qui Nóis Pissui


Ficha técnica:

Vozes e Violões: Elomar e João Omar

Gravação: Filipe Cavalieri

Mixagem: Cavalieri e João Omar

Capa Externa, Interna e Detalhes do Encarte: Orlando Celino

Auxiliar de Finalização de Texto: José Viturino (Tiuvito)

Fotografia: Gilberto Veroneze

Consultoria Geral: Estúdio de Invenções

Arte Final: Júlia Jatobá e Gabriela Mello

Revisão: Edelmir

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. Parcelada, Violêro - Elomar solo

02. Gabriela - arranjo original do compositor

03. Campo Branco - arranjo original do compositor

04. A Meu Deus um Canto Novo - Quarteto Bessler-Reis, arranjo e fuga central de Jaques Morelenbaum

05. O Peão na Amarração - arranjo de Jaques Morelenbaum

06. Incelença pro Amor Ritirante - arranjo original do compositor

07. Balada do Filho Pródigo - Elomar solo, fragmento do nº 2 da Antiphonaria Sertani

08. Loa - para orquestra e coro, fragmento do nº 3 da Antiphonaria Sertani, Incelença ad Moribundum Solem, solista Malu Lafetá

09. Gratidão - para orquestra e coro, fragmento do nº 3 da Antiphonaria Sertani, Incelença ad Moribundum Solem

10. Arrumação - arranjo original do compositor


Ficha técnica:

Quateto Bessler-Reis: Bernardo Bessler (1º violino), Michel Bessler (2º violino), Marie-Christine Sprinquel (viola) e Alceu Reis (cello)

Paulo Sérgio Santos (clarineta/sax)

Marcelo Bernardes (flauta/sax)

Antonio Augusto (trompa)

Octeto Coral de Muri Costa: Baixos: Felipe Abreu e Paulo Brandão - Tenores: Muri Costa e Kaleba Villela - Contraltos: Patricia Costa e Bia Paes Leme - Sopranos: Eveline Hecker e Malu Lafetá.

Jaques Morelenbaum (regência e direção musical)

Produção e montagem: Mario de Aratanha

Produtor Fonográfo: Kuarup Discos

Gravado por Denilson Campos e Ségio Lima Neto

Assistente de gravação: José Ary

Pós-produção de estúdio: Muri Costa

Mixagem digital: Mario Possollo

Capa: Janine Houard (design), Artur Cavalieri (fotos), Antonio Woyames (arte-final).

Agradecimentos: Henrique Morelenbaum, Maria Clara Jorge, Dietrich Batista

Neste álbum estão registrados os momentos solos de Elomar durante a grande "Cantoria" que deu origem a três álbuns no total, e muitos sonhos e viagens por este Grande Sertão!

Ficha técnica:
Produzido por Mario de Aratanha
Produtor fonográfico: Kuarup Discos
Gravado em PCM Digital por Filipe Cavalieri no Teatro Castro Alves, Salvador, em janeiro de 1984, exceto faixas 4 e 9 gravadas em abril no Palácio das Artes em Belo Horizonte.
Masterizado na Microservice por Luis Hoffer
Editado por Américo Pinto.
Texto capa: Mario de Aratanha.
Espetáculo original idealizado por Antonio Carlos Limongi.
Capa: Janine Houard (criação), Ricardo de Aratanha (foto)

Faixas:


01. A Donzela Tiadora

02. Canto de Guerreiro Mongoió

03. Ecos de uma Estrofe de Abacuc

04. Corban

05. Calundú e Cacoré

06. Seresta Sertaneza

07. Cantiga do Estradar

08. Duvê Esse Chão Quêma Meus Pé

09. Faviela

O Menestrel e o Sertãomundo (2017): Elomar e Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. Gravado em Niterói em 09 e 11 de setembro de 2016. Durante a audição, o público passeou pela trajetória composicional do compositor, começando pelas canções ao menestrel, passando pelas óperas, com árias inéditas, até chegar à sua produção sinfônica, com a execução da Antífona Número 11 Alfa para violão e orquestra, “Ecos de Uma Estrofe de Habacuque”. Uma música composta longe do mundo urbano, na Casa dos Carneiros, no alto Sertão da Bahia, que chegou ao Rio de Janeiro acompanhada de grandes nomes do meio erudito: o regente Maestro Tobias Volkmann, os violonistas João Brasileiro e João Omar; e no canto Inácio De Nonno, Marina Considera.

Ficha técnica:


Faixas:


1. O Menestrel e o Sertãomundo

2. Primeira Sinfonia: Grande Abertura: Aboio

3. Ópera Auto da Catingueira: Parcelada

4. Ópera Casa das Bonecas: Ária da despedida

5. Ópera Peão Mansador: Sei qui vô voltá

6. Ópera Peão Mansador: Faç’is não

7. Ópera O Retirante: Cena de espancamento na Paulista

8. Antífona №11 Alfa

9. Ecos de uma estrofe de Habacuque

Faixas e ficha técnica

Faixas:

1. O Menestrel e o Sertãomundo

2. Primeira Sinfonia: Grande Abertura: Aboio

3. Ópera Auto da Catingueira: Parcelada

4. Ópera Casa das Bonecas: Ária da despedida

5. Ópera Peão Mansador: Sei qui vô voltá

6. Ópera Peão Mansador: Faç'is não

7. Ópera O Retirante: Cena de espancamento na Paulista

8. Antífona №11 Alfa

9. Ecos de uma estrofe de Habacuque


Ficha técnica:

Cantoria 3 (1995)

O Menestrel e o Sertãomundo (2017)

Faixas e ficha técnica

Faixas:

01. A Donzela Tiadora

02. Canto de Guerreiro Mongoió

03. Ecos de uma Estrofe de Abacuc

04. Corban

05. Calundú e Cacoré

06. Seresta Sertaneza

07. Cantiga do Estradar

08. Duvê Esse Chão Quêma Meus Pé

09. Faviela


Ficha técnica:

Produzido por Mario de Aratanha

Produtor fonográfico: Kuarup Discos

Gravado em PCM Digital por Filipe Cavalieri no Teatro Castro Alves, Salvador, em janeiro de 1984, exceto faixas 4 e 9 gravadas em abril no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Masterizado na Microservice por Luis Hoffer

Editado por Américo Pinto.

Texto capa: Mario de Aratanha.

Espetáculo original idealizado por Antonio Carlos Limongi.

Capa: Janine Houard (criação), Ricardo de Aratanha (foto)

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